POR QUE BATO A CABEÇA?

 

PRA QUEM?QUANDO E COMO? 

O procedimento de bater a cabeça, termo que usamos para designar o ato de saudar de forma reverente encostando nossa cabeça no chão.

É comum na Umbanda encontrarmos que nem sempre o que se adota em uma casa não tem valia em outra, podendo até ser interpretado como desrespeito ou ignorância. Uma saudação, Respeito, Entrega.
Respeito são algumas das atitudes relacionadas com o ato de bater nossa cabeça. Na maioria dos terreiros batemos nossa cabeça diante do altar saudando Deus, os Orixás e nossos Guias. Em algumas casas se bate a cabeça para o dirigente espiritual e para a tronqueira também.
Bater a cabeça diante do altar é um dos mais importantes atos de respeito dentro do ritual e da casa na qual está, pois é o limiar da entrega do médium que vai trabalhar, estamos nos entregando em uma forma de submissão consentida, porque seremos condutores dos conselhos do astral.
Estamos dando nossa cabeça, o mistério da vida, o que há de mais precioso de nós em prol do trabalho a ser realizado.
Só batemos a cabeça para quem confiamos e amamos, pois neste momento estamos nos doando por inteiro, simbolicamente, por meio de um gesto ritualístico.
Mesmo que muitos sacerdotes e sacerdotisas que não explicam isso para seus filhos, devem procurar explicação e tem que ter a curiosidade para perguntar, ou seja, o porquê que eu faço isso ou aquilo? Qual seu significado?

Há milênios que diversos rituais adotam o Bater a Cabeça como símbolo de respeito, adoração e devoção para com o astra
l. Porém a uma diversidade muito grande dentro da nossa amada Umbanda. A gente encontra rituais muito variados a cada dia, inclusive o Bater a Cabeça.

Porém, o que vale é o coração, a intenção, é claro tirando alguns exageros que se tem visto por aí. Independente de verdades absolutas, etc. Vale compreender e respeitar a casa que você frequenta e escolheu.
Batemos nossa cabeça em nosso altar e no altar dos terreiros que visitamos como sinal de reconhecimento do Guia Chefe da casa e de todos os demais, quando batemos para um sacerdote estamos reconhecendo sua hierarquia espiritual e sua importância dentro dos rituais.
Nos dias de hoje vemos muitos sacerdotes que fazem certa resistência nesse ato, no entanto é um ato importante tanto para quem está saudando e para quem está sendo saudado, pois nesse momento, o sacerdote pede Deus e seu Guia Chefe que abençoe aquele filho (a), que lhe traga força e proteção.

Também em dias “modernos” é difícil ver filhos pedindo benção a seus pais e mães de santo, talvez seja vergonha ou desleixo. Uma coisa é certa, Bater a Cabeça é algo extremamente simbólico e agregador de sentido para nossa religião e nossas vidas, que cada um de nós tenha orgulho de bater a Cabeça e pedir benção para seus dirigentes e para nossa querida e tão amada Umbanda.


https://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93674135