SIGNIFICADO DOS BANHOS

Os banhos de ervas, são classificados normalmente em três tipos:

Banho de Limpeza ou  Banho de Ritual e o Banho de Iniciados.  

Vejamos aqui cada um deles: 

BANHOS DE LIMPEZA 

O mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de LIMPEZA (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns. Este banho pode ser utilizado por qualquer adepto da Umbanda,candomblé, cultos a naturezas  e  outro desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais ou orientador espiritual . 



BANHOS DE RITUAL 

É o banho de incorporantes (médiuns de incorporação). Esses banhos tem a função de estimular os fluídos da mediunidade, ativando, revitalizando as funções psíquicas para uma excelente trabalho de ritualização dos Guias Espirituais e é também recomendado para ativar e afinizar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da Guarda Mentor principal e Mentores Auxiliares 



BANHOS DE INICIADOS

Este tipo de banho deve ser utilizado nos centros e terreiros de Umbanda ,,Candoble  culto a natureza e outro ,pelo  médiuns, iniciantes ou não dentro da Lei da Maior e a Justiça Divina . Ele propicia o equilíbrio entre a aura do corpo mental e a aura do corpo astral. Equilibra, de maneira satisfatória, a incorporação das Entidades em seus aparelhos mediúnicos (filhos ). 
 
É um banho para ser usado com muito critério e cautela, pois para cada tipo de Entidade Espiritual é destinada uma planta ou várias plantas, num conjunto ritualistico. 

Um exemplo de banho de iniciados é o BANHO DE AMACI, aqui especialmente tratado 

BANHO de AMACI 

É o banho mais conhecido pelas pessoas que começam a frequentar os Centros de Umbanda, locais  espirituais  Candomblé e outro  e que somente deve ser preparado por uma Entidade Espiritual ou pelo Guia Dirigente  Espiritual , Pai/Mãe-de-Santo, Zelador(a) do Terreiro, Babalaô ou Chefe de Culto. É o banho que pode ser preparado da cabeça aos pés, ou simplesmente da cabeça, porque é preparado de acordo com o Santo, Orixá protetor do filho, iniciante na Umbanda. O banho de amaci é próprio para a cabeça onde reside o nosso Santo Protetor, nosso Guia Espiritual. Só podem tomar o banho de amaci aqueles que forem frequentar e desenvolver-se na gira de Umbanda, no Centro ou Terreiro. O próprio adepto não deve nunca prepará-lo e nem tomá-lo em casa; existe todo um ritual para que seja feito o amaci da Umbanda, candomblé  culto a natureza e outros locais  espirituais  isto é, ervas selecionadas de acordo com o Santo do Iniciante, bem como dia e hora apropriados, e demais requesitos que o banho exige

 


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93674135